Make your own free website on Tripod.com
JSD - Núcleo Litoral do Porto
Início
Próximas actividades
Notícias
Ser militante da JSD
O que é o Núcleo Litoral do Porto da JSD?
Quem somos
Autarcas da JSD
Contacta-nos
Votações (NOVO)
Links
Ciclo de Conferências-Debate
Textos e documentos
Humor :)
Jogos
Sessão sobre Porto Feliz

dsc05280.jpg
Um aspecto da assistência

dsc05278.jpg
Prof. Paulo Morais, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, a dirigir-se à assistência

No passado dia 6 de Março a JSD/Litoral, em colaboração com o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Prof. Paulo Morais, organizou uma sessão de esclarecimento sobre o Programa Porto Feliz, conhecido sobretudo pela sua componente de recuperação e reinserção dos chamados arrumadores.

Intervieram nessa sessão o próprio Prof. Paulo Morais, e o coordenador do Programa, Prof. Carlos Mota Cardoso.

Paulo Morais fez um resumo da actuação da Câmara Municipal no campo social, através da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto. Desse resumo destacamos:

  • Criação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens;
  • Criação dos Julgados de Paz;
  • Instituição dos Juízes Sociais;
  • Criação de produtos de merchandising social e da loja Porto Shop (de cuja facturação são retirados 5% para a Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto);
  • Programa Regresso às Origens (cursos de Verão na Universidade do Porto para filhos de emigrantes portugueses no estrangeiro);
  • Programa Aconchego (alojamento de estudantes do ensino superior com dificuldades financeiras em casas de idosos com necessidade de companhia)

Carlos Mota Cardoso anunciou a realização de um Fórum Internacional para apresentar o Programa Porto Feliz. Esse fórum, que decorrerá no mês de Maio, reunirá conceituados especialistas estrangeiros na área da exclusão social. Referiu também que se trata de um projecto inovador, diferente de qualquer outro existente no mundo, que está a conhecer um sucesso assinalável (por exemplo, 56 ex-arrumadores estão já a trabalhar). Lamentou ainda que a imagem do projecto dada pelos órgãos de comunicação social fosse tão negativa e tão distante da verdade.

O Presidente da Comissão Política da JSD/Litoral, Fernando Bravo, agradeceu a disponibilidade dos oradores para realizar a sessão de esclarecimento e explicou os motivos pelos quais a Comissão Política de Núcleo a tinha pedido:

Fernando Bravo a intervir na discussão
dsc05303.jpg

1º, por ser um excelente exemplo das políticas inovadoras da Câmara Municipal na área social, nomeadamente pelo dinamismo e proactividade na acção (não esperando que os problemas batam à porta da Câmara ou saiam nos jornais mas antes indo ao seu encontro com soluções concretas e diferentes).

2º, pela necessidade dos Quadros da JSD estarem informados sobre um projecto tão importante e relativamente ao qual foram veiculadas tantas informações erradas por parte da Imprensa.

No final houve um período de perguntas em que os militantes puderam esclarecer alguns pormenores sobre o que tinha sido dito anteriormente.

De referir que saíram notícias sobre esta sessão de esclarecimento no Jornal de Notícias, no Primeiro de Janeiro e no Comércio do Porto, contribuindo para outro objectivo da Comissão Política da JSD/Litoral, o de ajudar a divulgar o Programa Porto Feliz junto dos portuenses.