Make your own free website on Tripod.com
JSD - Núcleo Litoral do Porto
Início
Próximas actividades
Notícias
Ser militante da JSD
O que é o Núcleo Litoral do Porto da JSD?
Quem somos
Autarcas da JSD
Contacta-nos
Votações (NOVO)
Links
Ciclo de Conferências-Debate
Textos e documentos
Humor :)
Jogos
Vergonha

Vergonha? Ai que envergonhado que andas!

 

Depois de ler, em algum sítio, que um Presidente de Junta de Freguesia, da Cidade do Porto, a 2ª maior do País, tem vergonha de alguns militantes, citando o nome de Luis Marques Mendes, não podia deixar de aproveitar a ocasião para abordar esta problemática da vergonha.

 

Pois bem, depois de algumas semanas afastado, para um merecido descanso e uma fundamental reflexão, parece-me agora o momento certo para afirmar a minha vergonha por me ter sentido alguma vez Santanista!

 

Em 1995, fruto da vivência irreverente que existia na JSD e na sequência do Congresso do Coliseu, comecei a ganhar alguma simpatia por Pedro Santana Lopes. Essa simpatia fez com que nas disputas internas que se sucederam, me sentisse mais Santanista do que outra coisa qualquer. Mas, o tempo passa, as ilusões vão e os factos começam a ser muitos e suficientes para a análise emotiva dar lugar à análise factual. Pedro Santana Lopes é hoje, para além de uma desilusão pessoal, a imagem do que de pior existe nos quadros políticos do PSD.

 

O  show-off e o flirt político substituíram a competência e a seriedade na missão de governar a Nação! É triste e decepcionante analisar o elenco governativo e verificar que, para além da ausência de competência distintiva, na sua maioria os “cromos” nada sabem de gestão política e de gestão da coisa pública. Mas, mais triste é ver a falta de humildade de alguns para aprenderem a governar Portugal com social-democracia! Enfim, episódios como o das listas dos professores e o do Professor são bons anunciantes de que o rato vai parir a montanha!

 

Mas, mesmo com tanta desilusão e expectativa gorada, ainda somos o mais forte Partido de Portugal e continuamos a ter os melhores quadros políticos. Por isso, fiquei extremamente supreendido ao ler que o tal Presidente de Junta tem vergonha de militantes como Luis Marques Mendes?!? Parece-me que não sabe do que fala e de quem fala. E, para além de ficar muito mal esta abordagem a um Presidente de Junta, da 2ª Cidade do País, deveria sim abordar a temática da vergonha no ambito da governação, pois se bem me lembro até é um Santanista convicto! Luis Marques Mendes e Marcelo Rebelo de Sousa são hoje alguns dos excelentes exemplos de serviço sério e dedicado ao PSD e representam com muitos outros uma esperança renovada de um PSD limpo e asseado para os próximos anos.

 

Tenho dúvidas que este ineficiente governo vá longe! Tenho pena daqueles que orgulhosamente fazem política na base do cacique e do insulto, próprios de quem nem sequer está em condições intelectuais para avaliar o fenómeno da Quinta das Celebridades...

 

Pedro Salvador

2004-10-09